Os embriões congelados, provenientes dos Estados Unidos da América, foram entregues pela empresa wagyuworld (Engº Hugo Patrício), à equipa de reprodução animal da ESACB (Prof. Manuel Martins, Prof. Várzea Rodrigues, Engº Joaquim Carvalho e Engª Sandra Duarte), com o intuito de introduzir a raça em Portugal. As vacas receptoras, pertencem ao efetivo bovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
Foi efetuado um protocolo de cooperação entre o IPCB/ESA, a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Wagyu e a Naturfields (Engº Arlindo Cardosa). Um agradecimento especial ao ex director da ESACB, Prof. Celestino Almeida, por aceitar um desafio que se conseguiu concretizar.
Para a implantação dos embriões, a equipa de reprodução da ESACB, contou com a colaboração, apoio e especialmente amizade do Prof. Moreira da Silva, da Universidade dos Açores e do técnico Gerry Estrela, da Unicol (Ilha Terceira, Açores).
Foi realizado um diagnóstico de gestação por ecografia aos 40 dias, com a presença dos alunos de agronomia e enfermagem veterinária, no qual foram confirmadas 4 gestações.
Para o acompanhamento ao parto, ao fim de 293 dias de gestação, contamos com o auxilio do Prof. Manuel Vicente, Engº Joaquim Carvalho, bem como os operacionais Manuel Fernandes e José Martins.
Artigo original: